Diretório

sábado, 2 de julho de 2011

A FISIOTERAPIA NO BRASIL (DR. WALDO ROLIM DE MORAES)



Na antiguidade entre 4.000 a.C. e 395 d.C. algumas pessoas apresentavam algumas limitações chamadas de “diferenças incomodas” bem substituída pelo termo “doença”. Havia uma preocupação em eliminar essas diferenças incomodas através de recursos, de técnicas, instrumentos e procedimentos.
Galeno (130 a 199 d.C.) conseguiu através de uma ginástica planificada do tronco e dos pulmões corrigir o tórax deformado de um rapaz até chegar a condições normais (LINDMAN, 1970, p. 178). A fisioterapia é uma profissão de regulamentação muito recente comparada às demais profissões da área de saúde.
No Brasil, a utilização de recursos físicos na assistência a saúde iniciou-se por volta de 1879, na época da industrialização devido ao grande número de acidentados no seu trabalho, e seus objetivos era voltado para assistência curativa e reabilitadora.
Em 1929, o médico Dr. Waldo Rolim de Moraes, instalou o serviço de fisioterapia no instituto Radium Arnaldo Vieira para atender aos pacientes da santa casa de misericórdia de São Paulo.
Em 1951, surge no Brasil o primeiro curso de formação de técnicos em fisioterapia. Em 1969 a fisioterapia no Brasil foi regulamentada como profissão através decreto-lei Nº. (938 de 13 de outubro de 1969).

Nenhum comentário:

Postar um comentário